quarta-feira, 14 de abril de 2010

Como evitar o efeito io-io


Como já devem saber existe no corpo humano mecanismo de protecção que avisam o cérebro sempre que o corpo se sente em perigo.


Por exemplo caso o corpo fique com muito calor ou com muito frio, arrefece ou aquece,

solta adrenalina caso se sinta em perigo, e o que nos interessa mais: Gasta e acumula gordura!


Neste último caso, o corpo humano , vai armazenando gordura para ter alguma segurança caso fiquemos sem alimentação durante algum tempo.


O nosso cérebro, controla esse os “depósitos” de reservas para nos proteger. O que era bom á 200 ou 1000 amos atrás, quando havia escassez de alimentos, tornou-se num inimigo da espécie. Quando os nossos antepassados passavam por épocas de privações alimentares, o organismo reservava alimentos através da gordura, para ir sendo consumida gradualmente.


Hoje em dias estas mesma reservas, ficam armazenadas de um modo permanente, causando problemas para a nossa saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes etc.



Este não é apenas o único motivo para o obesidade, pois na maioria dos casos,o ser humano fica obeso devido a deficiências nutricionais.


Quando seguimos uma dieta pobre em nutrientes o nosso organismo, armazena gordura, pois está na ilusão que não temos nutrientes suficientes.


E como nas rotinas actuais ingerir alimentos pobres em nutrientes é muito comum, estamos constantemente a armazenar. O resultado final é a obesidade permanente e os riscos que dai advêm para a saúde.


Por incrível que pareça, as pessoas obesas apresentam normalmente um certo grau de desnutrição.



A resolução desse problema, passa por uma alimentação adequada.. Fazer exercício para gastar as reservas de gordura e para manter a nossa mentes em forma, também ajuda.


Um comentário:

Ale disse...

oii to de volta bjão