terça-feira, 16 de setembro de 2008

Efeito Platô




Supere o Efeito Platô Peso estabilizado. Isso à primeira vista parece excelente, mas se está suando a camisa para esvaziar as células de gordura, isso é simplesmente desesperador e desestimulante.






A estabilização do peso após um período de tempo é chamada de efeito Platô. Eliminar peso resulta em mudanças na composição corporal. Uma é óbvia: redução da quantidade de gordura que está distribuída pelo corpo.




A outra, muitas pessoas podem estranhar. Durante o emagrecimento ocorre a perda de massa magra ou músculo, mesmo que essa perda seja pequena.A necessidade de energia que o organismo precisa para manter o peso varia de acordo com a composição corporal, ou seja, com a quantidade de massa magra e de gordura.




Assim, é normal que uma pessoa que esteja diminuindo de peso atinja um patamar onde a quantidade de energia consumida não forneça mais o déficit calórico (energia consumida menor que a energia necessária para a manutenção de peso).Parece complicado isso? Em poucas palavras, pessoas que apresentam excesso de peso necessitam de uma maior quantidade de energia para que o peso fique estabilizado.




Assim, se a mesma pessoa começa a eliminar peso, a necessidade de energia para manter também vai diminuindo até que ela chegue à quantidade de energia que está sendo consumida para emagrecer.




Resultado: estabilização do peso.Para fugir do efeito Platô, algumas mudanças devem ser feitas:- Revisão do plano alimentar e diminuição da quantidade calórica,- Aumento da quantidade de exercícios. Se nesse ponto ainda não começou a se exercitar, é um bom momento para começar,-




Se já faz atividade física, converse com o professor de fitness. Talvez esteja na hora de mudar as séries de exercícios praticadas.




- Tenha uma alimentação variada. Saboreie diferentes alimentos para que não sinta privações,- Mantenha-se estimulada sempre.






- Não perca a determinação. A estabilização é normal e é possível sair dela.




- Consulte sempre um nutricionista. Ele esclarecerá as suas dúvidas e mostrará o melhor caminho para voltar a eliminar peso.






- Não se sinta culpado. Nunca.É importante enfatizar que não é recomendado iniciar um plano de redução de peso com uma alimentação extremamente restritiva.




Quem não pensa que para emagrecer é necessário uma alimentação contendo 1200 Kcal? Isso é muito comum de se ouvir. Mas não é verdade. Pessoas não são iguais e uma recomendação pode variar entre elas.




A pior notícia é que com o tempo, a restrição deverá ser aumentada. E quem se sente estimulado a ingerir 1000 Kcal, 800 Kcal diárias? É, nutricionalmente, não é recomendado.

12 comentários:

Ale disse...

oiee. acabei de dar uma dica +- assim a uma amiga do blog...
Eu tava nessa de 1000 kcal por dia até chegar a pasar mau pois exercicos fisicos e 1000kcal por dia não combinam... então fui na endocrino e ela disse que pra perder peso a pessoa pode ingerir 25kcal por kilo que pesa eu poderia ingerir 1600 kcal fazendo exercicos mas como é um poco demais ela deixou nas 1500/1400... até meu organismo se acostumar e eu emagrecer mais...e assim vai!!!
bjão até!!!!

Dedézinha disse...

Hi honey...
Pois veja, minha RA estava ótima, mas passei por umas semanas de função e por isso dei uma estabilizada no peso, ainda bem que comecei a malhar porque se não eu me perdia na curva, mas agora vou voltar com forca total!!!
De preferência sem efeito platô, hahahahahahaha!!!
Bjinhux

cindy disse...

oi menina! brigada pelos votos de felicidades ao casal...
esse efeito platõ ai é tudo de ruim e quem já não passou por ele??????
pra mim é o mais difícil de tudo...
se arrependimento matasse...
bjsss

Débora disse...

Gente, meu elefantinho do dia de pesagem ta ficando famoso... cada dia em mais blogs... rsss...

Bjinhusss
Debi

Crista disse...

Ai miga, eu estou no platô faz meses.... ando sempre entre os 72 e os 74.

Já mudei exercícios, alimentação ... não sei que mais fazer. e logo eu que só queria chegar aos 70 para atingir minha meta!!!!!!!


Mil beijos

Danielle Balata disse...

Bom.. acho que ainda não comecei esse efeito.. a unica coisa que venho notando é que tem semanas que diminuo bem pouco.. nao sei até que ponto isso é bom..

Beijos

Line disse...

ELI, Nossa, tô correndo dessa tal efeito platô! Ai, Jesus!!!

Bjos.

Rafaela :) disse...

Ótimo post! Parabéns! Beijos

Neblina Orrico disse...

Fiquei um tempo no platô dos 80 kg...agora, engordei um pouquinho e estou lutando para voltar aos 80 e depois baixar até os 75 kg. Boa sorte pra gente!!! :)

Abraço, Neblina.

Ellie disse...

Oiiiiiiiiiiii.tudo bem?Prazer em conhece la.Parabens.Bjus

Anônimo disse...

É uma fase bem "chatinha" essa, comer cada vez menos não é nada fácil...mas nada de reclamar, vamos à luta!

Beijos...

Anônimo disse...

Oi Eli,legal seu post,estou conseguindo sair do efeito platô.
Vc está em Portugal né?
Hj chegou as bancas uma revista q chama Sou+Eu,estou na capa e lá conta minha história, meu cardápio e até uma receitinha d um mousse light q faço.
Vou postar algo legal sobre o café da manhã sim. Beijos querida!!!